terça-feira, dezembro 07, 2010

Mídia e Transmídia

Compartilho com os interessados, meus estudos em Planejamento de Mídia.
Qual o conceito de Mídia e meu entendimento do que seria Transmídia e da sua potencial utilização em campanhas de comunicação?
A mídia tem como função propor caminhos para que determinada mensagem chegue ao público alvo. Portanto trata-se do processo de escolha entre os meios de comunicação, do canal considerado mais eficiente para entrega desta mensagem, tendo o profissional de mídia (também chamado de Mídia) a missão de gerir a verba para este fim.
Transmídia, por sua vez, trata-se de ferramentas criadas para permitir a abordagem de conteúdos em diversas mídias, gerando interesse e envolvimento do público.
O uso da narrativa transmidiática tem contribuído para modificar o mercado atual e diversas marcas já enxergam o quanto é lucrativo entrar no cotidiano dos consumidores, permitindo inclusive o despertar de sua criatividade, participação e busca de novos significados. A transmídia apresenta a possibilidade de atingir e interagir com os diversos públicos com o que há de melhor no uso planejado de mídias impressa, interativa e eletrônica, já que cada plataforma de mídia pode mostrar um novo significado, um novo conteúdo, capaz de agregar valor a marca, promover produtos, etc. Nas campanhas de comunicação, este conceito permite impactar maior número de pessoas das mais variadas formas e consequentemente obter o maior retorno possível.
O cinema como um importante meio de comunicação pode ser utilizado na estratégia de comunicação de uma marca de forma integrada. Uma campanha real que utilizou a linguagem transmidiática é Avatar:

Avatar, filme vencedor de três Oscars, alcançou bilheteria superior a 2 bilhões de dólares no mundo, de acordo com o Cineplayers[1].
Além de gerar conteúdo complementar para outras plataformas como Livros e Internet, Avatar (o filme) conseguiu funcionar como um ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias de marketing e publicidade, promovendo marcas e lançando produtos e serviços dos mais variados.
Para divulgação de Avatar, a Fox Filmes do Brasil, utilizou recursos em salas de cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e em parceria com o Google, desenvolveu um formato de publicidade utilizando o aplicativo “Promova” do Orkut. O anúncio foi veiculado em formato de vídeo, onde os usuários poderiam promover o filme junto a sua rede de contatos. A vantagem nesta inovação é a interatividade. A parceria permitiu o compartilhamento do conteúdo entre amigos, fazendo com que o material gerado se espalhasse rapidamente pela Rede.
A Coca-cola também participou da divulgação através do recurso de realidade aumentada com um vídeo na internet que mostra um cidadão apontando o código AVTR da garrafa de Coca-Cola ZERO para sua webcam, que detecta o código, transmite ao hotsite da campanha e faz exibir naves do planeta Pandora (cenário de Avatar).


Fonte: http://www.geracaointernet.com/wp-content/uploads/2009/11/avatarcoke1.jpg

A estratégia de comunicação deu certo. O filme ainda não havia sido exibido e a aventura já estava sendo apreciada pelo celular. Antes mesmo da exibição no cinema, a Fox atuou forte em merchandising, licenciando aproximadamente 125 produtos.
O próprio James Cameron em parceria com jornalistas Dirk Mathison, lançou o livro "Os Relatórios Confidenciais do Mundo de Pandora". O guia apresenta um conteúdo para quem gostou do filme e busca uma amostra do que ainda poderá ser produzido sobre o mundo de Avatar.

Segundo o site www.informevarzeanova.com.br, as maiores apostas do estúdio Fox Home Entertainment foram:

· “MATTEL Brinquedos - A empresa licenciou 42 produtos baseados no filme. Alguns deles vêm com uma etiqueta que pode ser escaneada por uma webcam para criar um avatar do brinquedo no computador. Os preços dos brinquedos vão de R$ 59,90 a R$ 159,00;
· UBISOFT Videogame - James Cameron's Avatar: O jogo é uma extensão natural do universo criado no filme, com seres humanos lutando contra os Na'vi em Pandora. Disponível para XBox, Nintendo Wii e Playstation;
· JEM SPORTSWEAR Roupas e acessórios - A empresa americana comprou os direitos de usar personagens e cenários do filme em camisetas, casacos, mochilas e bolsas;
· HARPERCOLLINS Livros - A editora já publicou quatro livros baseados em Avatar: três infantis e um para os aficionados, com detalhes sobre a fauna e a flora de Pandora e a cultura Na'vi;
· MILANI COSMETICS - conhecida nos EUA, a marca lançou uma linha de maquiagem inspirada no filme e é vendida em mercados e farmácias.”

O filme também foi utilizado como recurso de marketing para empresas já conhecidas do mercado, entre elas:

A Montadora CITROEN, que fez uma parceria com a Fox Home Entertainment e lançou a versão Picasso Avatar em três de seus modelos. Estes possuem adesivos alusivos ao filme e são equipados com sistema DVD. Salienta-se que uma cópia DVD do filme é recebida por quem adquire o veículo.
Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/citroen-lanca-linha-picasso-avatar-brasil-241888_p.shtml

Para despertar o interesse e trazer o consumidor para a história, a Citroen ainda lançou uma promoção querendo saber do internauta o que este “faria para voltar no mundo Avatar”. A página para resposta foi lançada em link na globo.com e os participantes concorreram a mousepads e games com a temática do filme.

Fonte: http://promocaolegal.com.br/promocao-avatar-citroen/

A empresa GAMELOFT produziu o game do filme para iPhone, buscando levar o usuário para mais uma aventura de volta ao mundo de Pandora (universo do filme no cinema).

O McDonald’s utilizou o conceito do filme em seus pontos-de-venda, utilizando cartões de realidade aumentada e em seu ambiente virtual (http://www.mcdonalds.com.br/avatar/) onde foi possível vivenciar o mundo de Pandora.


Já a Panasonic, divulgou a tecnologia Full HD 3D, promovendo o filme em parceria com os estúdios. Como parte do acordo, a marca ainda lançará uma campanha ligada a Avatar para promoção de seus produtos.

Observa-se o quanto foi lucrativa a estratégia de comunicação transmídia utilizada em Avatar. O filme ainda deve permanecer vivo nas memórias, e produtos consumidos por muito tempo, permitindo assim outras narrativas e novos negócios.

[1] http://www.cineplayers.com/filme.php?id=4595

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