Continuando...
Geider Marques deu continuidade ao evento com o tema: “Endomarketing: a importância dos colaboradores no sucesso da organização”.
O Endomarketing é uma marca nominativa concedida desde 1995 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). As bibliografias pioneiras no assunto pertencem a Saul F Bekin, Analisa Brum e Wilson Cerqueira.
O Mestre em Marketing e Gestão Empresarial iniciou sua palestra salientando a importância do colaborador dentro da Empresa, por ser ele “quem abre a porta” aos clientes externos. Geider explicou que o Endomarketing, ou seja, as ações de marketing voltadas para a satisfação do público interno, são fundamentais para o bom clima organizacional, traduzindo-se em melhores resultados e consequentemente, em imagem positiva para os clientes, já que esta é formada pelas atitudes dos colaboradores.
O Endomarketing foi colocado como uma ferramenta de comunicação e integração permanente, capaz de estabelecer maior sinergia entre os funcionários e Diretoria.
A comunicação em “mão-dupla”, permite que todos saibam a respeito dos objetivos, estratégias e metas e deve fazer com que os empregados tenham mais liberdade para expor suas idéias a seus gerentes, gerando entusiasmo.
Geider afirma que a visão compartilhada gera energia e faz funcionários felizes. Para sustentar a afirmação, citou Maslow, destacando a necessidade de escutar o colaborador, reconhecê-lo, recompensá-lo, comemorar vitórias e explorar talentos.
O modo de gerir as necessidades dos colaboradores, pode contribuir para reações de “atitudes superficiais” criando empresas “ilhadas”, falta de compromisso, ênfase no infrator, quando em contrapartida, a preocupação e ações de melhoria do clima organizacional ativam reações de “atitude comprometida” com integração, colaboração, valorização do esforço individual, iniciativa, condenação do erro e não do infrator.
O Endomarketing é uma marca nominativa concedida desde 1995 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). As bibliografias pioneiras no assunto pertencem a Saul F Bekin, Analisa Brum e Wilson Cerqueira.
O Mestre em Marketing e Gestão Empresarial iniciou sua palestra salientando a importância do colaborador dentro da Empresa, por ser ele “quem abre a porta” aos clientes externos. Geider explicou que o Endomarketing, ou seja, as ações de marketing voltadas para a satisfação do público interno, são fundamentais para o bom clima organizacional, traduzindo-se em melhores resultados e consequentemente, em imagem positiva para os clientes, já que esta é formada pelas atitudes dos colaboradores.
O Endomarketing foi colocado como uma ferramenta de comunicação e integração permanente, capaz de estabelecer maior sinergia entre os funcionários e Diretoria.
A comunicação em “mão-dupla”, permite que todos saibam a respeito dos objetivos, estratégias e metas e deve fazer com que os empregados tenham mais liberdade para expor suas idéias a seus gerentes, gerando entusiasmo.
Geider afirma que a visão compartilhada gera energia e faz funcionários felizes. Para sustentar a afirmação, citou Maslow, destacando a necessidade de escutar o colaborador, reconhecê-lo, recompensá-lo, comemorar vitórias e explorar talentos.
O modo de gerir as necessidades dos colaboradores, pode contribuir para reações de “atitudes superficiais” criando empresas “ilhadas”, falta de compromisso, ênfase no infrator, quando em contrapartida, a preocupação e ações de melhoria do clima organizacional ativam reações de “atitude comprometida” com integração, colaboração, valorização do esforço individual, iniciativa, condenação do erro e não do infrator.
Beijos e uma ótima quinta-feira à todos
Um comentário:
Voce não dorme não eh.
Postar um comentário