quinta-feira, outubro 16, 2008



Resenha Crítica do Artigo: “PORQUE TANTOS EMPREENDIMENTOS FRACASSAM LOGO NOS PRIMEIROS ANOS?”.
SANTOS, Leonardo Hoff dos. Matilde de. “Porque tantos empreendimentos fracassam logo nos primeiros anos?”. Disponível em:
http://www.administradores.com.br/artigos/por_que_tantos_empreendimentos_fracassam_logo_nos_primeiros_anos/10954/ . Acesso em: 13 out. 2008

O artigo propõe a abordagem dos motivos que levam empreendimentos ao fracasso logo após os seus lançamentos. De acordo com o texto, a taxa elevada de insucesso é decorrente principalmente da ausência de planejamento adequado e da análise de viabilidade do negócio, além da concepção equivocada deste. Com base nesta premissa, o autor aborda que muitos negócios são concebidos sem uma análise de mercado, suas oportunidades e ameaças, tornando impossível o controle do processo empresarial e realinhamento deste, quando necessário. O autor relata que é preciso ter consciência da dinâmica do mercado “para que se possa acompanhá-la, oferecendo uma constante renovação de propostas que, em sintonia com as necessidades do mercado, tenham a preocupação de manterem-se adequadas tanto ao hoje quanto ao amanhã”. Aliado a isto, o texto descreve os principais erros percebidos em empreendimentos já implementados, como o envolvimento exagerado do “dono no negócio” em atividades operacionais e a falta de organização, foco e orientação para os objetivos, a falta de empatia e as falhas de comunicação no relacionamento com o cliente, o que acaba motivando a perda desta clientela. Com considerações como estas, o autor conclui que não há facilidade em ser empreendedor e que este papel exige “habilidade, dedicação e contínua aprendizagem”, reforçando a importância do planejamento.

Apreciando criticamente este artigo, embasado pelo conhecimento adquirido na vida acadêmica que se inicia, pode-se concluir que as idéias do autor coincidem com as diretrizes propostas por estudiosos do processo empresarial, principalmente no que tange ao Planejamento Estratégico de Marketing. Observa-se que para aumentar as chances de sucesso do novo negócio, o empreendedor deve analisar a sua situação atual em relação ao mercado, aos clientes e à concorrência, buscando identificar riscos e propondo ações para mitigá-los/ enfrentá-los. Um bom planejamento prevê a avaliação do ambiente de negócio em que atua, o conhecimento do mercado e a definição de estratégias de marketing para seus produtos e serviços, com acompanhamento das tendências. Não podem ser desconsideradas: a análise dos custos das ações estratégicas, a previsão dos resultados e o desempenho financeiro do empreendimento, ou seja, a avaliação do retorno sobre o capital investido.
Ademais, conclui-se que o sucesso empresarial depende de um processo planejado, mas flexível, que permita o acompanhamento e modificações necessárias ao bom andamento da empresa.

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