domingo, setembro 20, 2009

Marketing de Varejo

Resumo do texto “O Marketing de varejo e seus desafios nos dias atuais”. AZEVEDO, Mitchell Figueiredo de Azevedo. O Marketing de varejo e seus desafios nos dias atuais. Revista eletrônica Temática. Disponível em: www.insite.pro.br , 2007.

O texto traz uma reflexão sobre o conceito de varejo e o desafio da atividade de marketing numa sociedade de transformações como a dos dias atuais e a importância da fidelização. Com base na análise deste caso, apresentam-se as seguintes conclusões:

Diferenças trazidas pela concorrência acirrada: A velocidade da globalização impacta diretamente no processo de venda e no comportamento do consumidor. O cliente, que se tornou cada vez mais exigente e consciente de seus direitos e poder de compra, passa a ser objeto de uma conquista que se dá principalmente pela qualidade no atendimento e não apenas pelo valor dos produtos e serviços oferecidos. A percepção do valor agregado e a busca contínua pela satisfação do público é inclusive, resultado de uma estrutura competitiva de mercado. Disto, decorre a necessidade de investimento nos colaboradores de forma a melhor capacitá-los para o atendimento a manutenção do nível de qualidade mais elevado deste.

Passos para conquista do público: Neste ambiente de concorrência acirrada, cita-se que o varejo deve se transformar continuamente para atender às necessidades do mercado e do consumidor. O autor cita que para conquistar o público, é preciso atentar para passos fundamentais como: Planejamento, Habilidade, Ação e Controle que implicam em organizar recursos e ações que deverão ser executadas, explorar habilidades pessoais para garantir o sucesso deste planejamento, a ação em si e seu controle, incluindo resultados parciais e finais.

O varejista e o marketing de varejo: Enquanto o varejista serve de ponte entre fabricantes, atacadistas e fornecedores até o consumidor final, o marketing de varejo se preocupa com a relação deste último com o varejista. O autor define o marketing de varejo como sendo o "instrumento fundamental do empreendedor" para a conquista do novo cliente e fidelização deste e dos já existentes, através da manutenção do momento de satisfação que estes devem experimentar, desde a primeira vez que adentram a determinado estabelecimento.


O marketing de varejo na capital paraibana do ponto de vista do autor: Entende-se que os segmentos abordados pelo autor não compreendem que clientes satisfeitos convertem-se em lucro par as organizações. Faltam técnicas e não há preocupação com o marketing de varejo em suas ações. Mitchell complementa que nos segmentos de shoppings, supermercados e redes de postos de gasolina da capital paraibana não há estratégias de fidelização do cliente ou planejamentos duradouros, e sim promoções isoladas.

Principais sugestões do autor para enfrentar a ocorrência: Colocando em prática o marketing varejista, o autor sugere o uso de técnicas de varejo conhecidas e novos conceitos de atuação mercadológica. Deve-se conhecer o cliente, enxergando-o como ponto fundamental para o sucesso da organização e atribuir valor aos serviços e produtos oferecidos. A parceria e cooperação também devem ser fortalecidas para aumentar a vantagem competitiva. Mais especificamente, em relação aos segmentos estudados, cita-se como exemplos: alternativas de transporte (leva e traz), preocupações com a acessibilidade (carrinhos motorizados) e cartões de fidelidade, entre outros.

Analisando como se encontram em Salvador, as ações de marketing de varejo nos três setores citados no texto, sendo: shoppings, supermercados e redes de postos de gasolina, pode-se concluir que é razoável o trabalho até então realizado. Buscando adaptar-se a falta de tempo comum em nossas dias e a busca pela conveniência, as empresas tem buscado adaptações. Em shoppings como o Iguatemi e Supermercados como o Extra, tem-se o serviço de transporte através de vans/ micro-ônibus que fazem a condução de clientes residentes e/ou que se encontram nas proximidades dos estabelecimentos. Também é possível antecipar-se à compra pelo acesso aos sítios da internet. Ações como caixas de sugestões espalhadas no interior das lojas e carrinhos elétricos que facilitam a locomoção de idosos ou deficientes já são mais comuns nestes segmentos. O uso de cartões de crédito próprios também funcionam como fomentador do comércio e o cartões de fidelidade, como Ipiranga, Petrobrás, Bomclube são benefícios agregados aos serviços prestados. No que se refere aos Postos de gasolina, apesar da cartelização percebida, percebe-se uma maior preocupação com o atendimento e satisfação dos clientes usuários.

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