sábado, agosto 22, 2009

PREGNÂNCIA VISUAL E CONTRASTES
Trabalho apresentado às professoras Carolina Fialho Silva e Mirela Carvalho, da disciplina Comunicação Visual, como parte da avaliação individual, do curso de graduação em Comunicação e Marketing do Núcleo de Pesquisas e Projetos em Educação a Distância, Fluxo 04 da Universidade Salvador - UNIFACS.

O presente trabalho se propõe a identificação e avaliação das cores institucionais de três empresas situadas no segmento de Instituições Financeiras, sendo elas: Banco do Brasil, Banco Itaú e Banco Real AMRO Bank, com relação aos contrastes propostos por Johannes Itten, estendendo-se a uma análise comparativa de cada uma das três empresas selecionadas quanto à pregnância visual.

1º EMPRESA: BANCO DO BRASIL

A Instituição tem como cores institucionais: Azul e Amarelo.
A combinação destas cores remete muito facilmente ao Contraste Quente-frio, considerado que a identidade tem em sua composição, uma cor quente como Amarelo em contraposição com o Azul que é uma cor fria. Embora tratem-se de cores opostas, existe um equilíbrio na combinação das matizes, o que traz um efeito harmonioso e revela o Contraste Complementar.
As cores institucionais estão aplicadas nas Agências bancárias, em sua publicidade e no material impresso disponibilizado ao cliente.

2º EMPRESA: BANCO ITAÚ

Cores institucionais: Azul, Laranja e Amarelo.
O uso destas cores na identidade visual da empresa remete primordialmente ao Contraste Quente-frio. Observa-se a combinação do Azul que é uma cor fria em contraposição com o quente do Laranja e do Amarelo, o que dá um dinamismo ao conjunto e ao mesmo tempo harmoniza a composição pelo Contraste Complementar. A sensação de afastamento/ distância produzida pelo Azul, reforça a aproximação do Laranja e principalmente do Amarelo, destacando o nome da Empresa.

3º EMPRESA: BANCO REAL AMRO BANK

A Instituição tem como cores institucionais o Verde e Amarelo.
O contraste Quente-frio é facilmente observado pela composição do Verde com o Amarelo, porém cabe ressaltar que o uso proporcional da cor quente em relação à cor fria está bastante equilibrada, neutralizando um possível Contraste de Extensão.
As cores institucionais do Real Amro Bank são aplicadas em grande parte dos materiais disponibilizados pela empresa.

ANÁLISE COMPARATIVA

Através de uma análise comparativa das três empresas listadas neste estudo, observa-se que ambas atingem o objetivo no que se refere à pregnância visual. Exemplo disto é a facilidade com que o público relaciona as cores institucionais à sua marca. Desta percepção inicial, surge a necessidade de avaliação mais detalhada, conforme segue:
O Banco do Brasil firma suas cores institucionais – Azul e Amarelo – na memória do público em toda a sua exposição. Visitando uma de suas agências, observa-se que todo o estabelecimento é marcado pelo azul e pelo amarelo que apesar de ser uma cor forte (quente) se mostra bastante harmonizada ao conjunto, dando tom as placas de sinalização, merchandising, etc. Talvez por isto o público-alvo, ao deparar-se com estas cores tem a sensação de que o material está relacionado a aquela Instituição.
Avaliando o Banco Itaú, percebe-se que o trabalho de publicidade intensa atinge de forma bem clara aos objetivos da empresa em relação à identificação por suas cores. Pode-se dizer que existe pregnância visual. Por exemplo, é forte a percepção que se tem ao abrir o anúncio de revista onde foram colocadas apenas as cores laranja e azul, mesmo sem a marca, de que estamos nos referindo ao Banco Itaú. Isto é pregnância.
Quando observa-se o Banco Real, percebe-se que já existe a criação de uma experiência que está presente na composição de suas peças que usam sempre o Verde e Amarelo, porém essa aproximação está ligada não apenas pelas cores, mas pela forma do logo, o que facilita a percepção do público que rapidamente identifica a relação com a empresa. Atualmente estas cores aparecem sempre próximas aos tons de cinza. Talvez por conta do uso de papéis reciclados em sua comunicação escrita.
Desta análise, pode-se concluir que o Banco Itaú está à frente com relação ao uso de suas cores institucionais, sendo muito mais facilmente memorizado pelo público-alvo.


REFERÊNCIAS

SILVA, Carolina Fialho. Comunicação e Marketing. Módulo Comunicação Visual – 4º Semestre. Salvador: UNIFACS Interativa, 2009.


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