sábado, dezembro 03, 2011

Ainda filosofando...

Agora é a pergunta que não cala: O que é ética? No que se diferencia da moral?
Bem, a ética pode ser descrita como conjunto de padrões e costumes (princípios) disseminados pelas instituições como a família, a Igreja, pela Educação e pelas leis, com o fim de organizar a sociedade para uma vida em comum de forma harmoniosa. Savater (2004) se refere à ética como um “saber-viver” do homem em sociedade.
Já a moral é a escolha, a ação prática da ética.

Outra proposta interessante para este momento de esudo é relacionar Liberdade e Determinismo. E aí?
Penso que Liberdade se refere a autonomia. A condição que permite – dentro de alternativas possíveis – escolher um caminho a ser traçado, a ação diante dos fatos.
Já de acordo com o Determinismo, o mundo é regido por leis e necessidades naturais, ou seja, tudo que acontece decorre de causa e efeito.

Savater (2004) afirma que embora os seres humanos sejam programados pela natureza, podem ser – ou são – em parte resultado do seu querer. Justamente por isto, nunca é possível ter certeza absoluta com os homens.

Embora não sejam livres para escolher os acontecimentos (determinismo), os homens podem dizer “sim” ou “não” e escolher entre alternativas (liberdade). Exemplo desta relação pode ser encontrado no modo como os seres humanos respondem a mesma situação, como: sendo acometidos por uma doença, um homem pode abater-se, isolar-se e definhar até a morte, enquanto outro – optando submeter-se a condições e tratamento – mantém uma postura de força e esperança sendo levado à cura. Da mesma forma, profissionais submetidos a ambiente de pressão e estresse para atingimento de metas, podem reagir vigorosamente, lançando mão de novas estratégias para alcance do resultado, enquanto outros podem revoltar-se e queixar-se de assédio moral, pedir demissão, entrar numa depressão, etc. É preciso salientar que em qualquer das situações, a possibilidade de escolha, ou a escolha em si não é garantia absoluta de alcançar o esperado.

É isso aí...

Nenhum comentário: