sexta-feira, junho 05, 2009

Num momento em que se falam tanto de fusões e aquisições, nada mais oportuno que refletir sobre as "Alianças". O entendimento é fruto de estudo realizado por mim dias atrás. Aproveitem:

Manter o espaço ocupado por sua empresa e abrir novas oportunidades de negócios são alguns dos grandes desafios do administrador no mercado globalizado atual.

Neste ambiente de acirrada competitividade e dependência tecnológica, os clientes anseiam e cobram por preços justos, eficiência e qualidade nos produtos e serviços prestados e, além disto, exige consciência ambiental das empresas em operação. Pode-se afirmar que o desempenho de uma empresa é dado por diversos fatores como: político, econômico, social, entre outros

Não obstante, as incertezas trazidas pela crise em toda a economia mundial fazem com que as organizações estejam sempre monitorando o ambiente externo e como este se comporta, buscando identificar possíveis ameaças e adequar suas estruturas e estratégias para melhorar sua participação e conquistar novos mercados. Observa-se que este planejamento e sua revisão contínua são necessários para adquirir vantagem competitiva neste ritmo veloz de mudanças e turbulência financeira.

Diante destas exigências e necessidades, as Alianças Estratégicas e Joint Ventures são vistas como rápidas e lucrativas opções no Planejamento Estratégico das organizações para atender o mercado consumidor mundial, tornando-se uma questão de sobrevivência para as empresas, tendo em vista que poderá oferecer soluções e oportunidades como: i) Melhoria da competitividade e ganho de economia; ii) Aumento da capacidade de penetração em novos mercados de clientes ou pontos geográficos e neste aspecto, na redução de custos de entrada e superação de barreiras legais e comerciais; iii) Acesso rápido a novas tecnologias, agregando habilidades e competências aos parceiros.

Ainda considerando a velocidade da globalização, salienta-se que para a definição e sucesso de alianças, as empresas devem gerenciar o processo em todas as suas fases, desde a seleção e implementação de parcerias até o monitoramento, avaliação de indicadores e término.

Nenhum comentário: