segunda-feira, março 28, 2011

Inovação e Comunicação

Pode-se dizer que inovar é buscar melhor desempenho econômico, gerando valor a partir da criatividade.
De acordo com Hastenreiter (2011), nas organizações a inovação está intimamente ligada à busca de mudança. Portanto para ser inovador é preciso ser criativo, desafiar a tradição e a lógica. Salienta-se que a inovação necessita ser um processo gerenciado e contínuo, visto que é tida como um dos fatores determinantes para o crescimento econômico, permitindo aumentar a competitividade das organizações.
A cultura organizacional pode ser determinada por suas estratégias, estruturas e processos de trabalho, estilos de liderança, comportamentos e processos de comunicação internos. É importante que estes aspectos, definidos e tratados pela gestão organizacional, valorizem o processo inovativo, colocando a inovação em papel de destaque.
Para se alcançar este patamar é preciso implantar e promover uma Cultura da Inovação, garantindo com isto um ambiente de inovação satisfatório. O sucesso desta promoção depende não só do ambiente externo e de regulação, mas do uso adequado de ferramentas para indução da inovação.
Empresas inovadoras, além de investir em P&D - Pesquisa e Desenvolvimento buscam empreender esforços em capacitação e gestão do conhecimento, incentivar novas atitudes comportamentais por meio de orientação e criação de um ambiente favorável às mudanças e proatividade, bem como ter uma política de reconhecimento eficaz, que valorize a propriedade intelectual dos seus colaboradores. Os líderes têm papel ativo neste processo, sendo motivadores, verdadeiros agentes de mudança.
Diante disto, é possível afirmar que
a comunicação contribui com a inovação do ponto de vista que, internamente, propicia a circulação de conhecimento e mobilização de competências, estimula a participação dos colaboradores nos projetos da organização, além de funcionar como difusora de estratégias. Externamente, a comunicação ainda contribui para a gestão dos relacionamentos sendo o canal de interação com clientes, comunidade, instituições de pesquisa, fornecedores e imprensa.
Nota-se que as empresas possuem forte dependência com o ambiente que as envolve, não somente ambiente interno, mas econômico, social, político e tecnológico, alem de clientes e fornecedores.
A possibilidade de inovar também está relacionada à forma como a organização estabelece relações com seus potenciais clientes – buscando conhecer suas necessidades e atributos esperados – e com os demais atores do mercado.
Thayer (1979, p.120) destaca que “é a comunicação que ocorre dentro da organização e a comunicação entre ela e seu meio ambiente que a definem e determinam as condições da sua existência e a direção do seu movimento”.
Neste contexto, infere-se a comunicação como ponto indissociável da inovação, sendo imprescindível desde o início de qualquer mudança e podendo auxiliar sobremaneira na promoção da cultura da inovação.

Para que uma organização possua de fato cultura de inovação é preciso, antes de tudo que haja uma percepção coletiva acerca de diversos aspectos que caracterizam a inovação no contexto das suas atividades meio e finalísticas.
Isto inclui um senso comum do que seja Inovação para a empresa, que tipos de iniciativas, idéias e projetos de inovação serão apoiados, implementados e reconhecidos e, finalmente, como estas ações serão avaliadas em vários contextos. [...] Há de se reconhecer, portanto, que a empresa terá incorporado de fato inovação à sua cultura, quando no contexto da gestão organizacional, possa se reconhecer de foram inequívoca os elementos específicos que caracterizam a gestão da inovação. (HASTENREITER, 2011, p. 326)

Afirma-se que a comunicação como condutora de processos interativos é eficaz para fornecer contextos e impulsionar novas práticas, tornando o ambiente da empresa sensivelmente mais apto para a inovação.
Ainda no que se refere à promoção da cultura da inovação em uma organização, entende-se que a comunicação deve auxiliar no compartilhamento das melhores práticas com a divulgação de idéias bem sucedidas, o que é relevante para o surgimento e prática das grandes idéias.
A comunicação também permite a organização aprender por meio da gestão do conhecimento sendo fundamental para o sucesso na implementação de projetos e possibilita feedback e uma consciência adaptativa e criativa da empresa e colaboradores com a criação e manutenção de clima organizacional favorável e estimulante da capacidade de reinvenção e inovação. Ademais, a comunicação sendo explorada de forma efetiva em todos os níveis apresenta-se como instrumento fundamental para o processo, promovendo a coesão dos colaboradores em torno dos valores inovativos da empresa.




REFERENCIAS


HASTENREITER, Horacio. Comunicação e Marketing. Gestão da Inovação – 7º Semestre. Salvador: Universidade Salvador – UNIFACS – Laureate Internacional Universities, 2011.


THAYER, Lee Osborne. Comunicação: fundamentos e sistemas na organização, na administração, nas relações interpessoais. Tradução Esdras do Nascimento e Sônia Coutinho. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 1979.


Disponível em: <
http://www.facadiferente.sebrae.com.br/>. Acesso em: 27 Mar. 2011.

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